terça-feira, 3 de maio de 2016

CONSULTÓRIO NA RUA MARCOS VALADÃO: GRITAMOS POR TODOS!!!



Por: Sebastião Carlos

O consultório na rua surge como uma proposta do governo para que a população em situação de rua tivesse acesso ao sistema único de saúde. Na cidade do Rio de Janeiro o acesso desse público nas unidades de saúde começou em 2010 quando a secretaria de saúde implantou no CMS Oswaldo Cruz, Centro a primeira equipe com o propósito de abordar, acolher, levantar demandas e dentro do possível solucioná-las. Essa equipe era formada por enfermeiro, médico, agente social de saúde, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e um coordenador e tinha o nome de Saúde em Movimento nas Ruas, porém o nome não vingou e por onde esses profissionais passavam eram apresentados como Pop (população) Rua. 

O novo modelo  de serviço para essa parcela da população foi bem aceito e, em 2012, houveram mudanças nas políticas para as pessoas em situação de rua: a   junção entre o programa Consultório de Rua (equipe itinerante com foco na saúde mental) e do programa Estratégia da Saúde da Família Sem Domicílio (ESF com equipes específicas para atenção integral à saúde da população em situação de rua), e criado o dispositivo Consultório na Rua, que consiste em uma equipe itinerante para atenção integral à saúde da população em situação de rua.

Atualmente existem na cidade do Rio de Janeiro 07 equipes  de consultório na rua: 02 no Centro, 01 em Manguinhos, 01 em Jacarezinho, 01 em Santa Cruz (Abrigo de Antares), uma em Bangu e o caçulinha em Acari.

Equipe Consultório na Rua de Acari, ou Consultório na Rua Marcos Valadão (uma referência a unidade onde funciona a base fixa do serviço) completou 01 ano no dia 16/03/2016, e  ao longo desses doze meses, muitas histórias de vida, porque trabalhar com a população em situação de rua  faz desconstruir crenças. Ensina a trabalhar com o possível, e nem sempre saber o que é bom ou ruim cabe nesse convívio diário. As vezes juntar o seu saber com a sabedoria do povo de rua é a maior ferramenta para a elaboração de projetos terapêuticos que darão certo.

As fotos abaixo registraram alguns dos muitos momentos importantes desse consultório na rua:




























Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Pastor Martin Luther King jr, nº10.976- Acari

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) ) 3373-2253